amaest.2018@gmail.com 65 3621-6110
No inicio foi um grupo pequeno, mas coeso. Engenheiros de Segurança do Trabalho atuando em Mato Grosso em distintos setores – serviço público federal, empresas privadas, universidades, escolas de formação profissional e profissionais liberais – se reuniram e em 1° de junho de 1994 no CREA/MT, fundaram a Associação Mato-grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (AMAEST), sua primeira denominação.
 
Até aquela data, apenas a Universidade Federal de Mato Grosso realizou 02 cursos de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho – o primeiro na década de 70 e o segundo no período 90/91. Assim, haviam poucos profissionais atuando na área de segurança e medicina do trabalho tanto na capital quanto no interior do estado.
 
Os primeiros anos foram para conquistar espaço, divulgar a associação, trazer cursos técnicos para os profissionais da área, participar de eventos, enfim estruturar a associação e arrecadar recursos financeiros para compra de livros, equipamentos, envio de correspondências e outras atividades.
Nesse começo, a AMAEST contou com o apoio da SOBES – Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança e da ANEST – Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho na realização de cursos, seminários e participação em eventos nacionais.
 
Novos membros foram ingressando na AMAEST, profissionais jovens assumindo cargos na diretoria, tornaram possível o crescimento da associação, mas principalmente, continuaram o compromisso da associação com a Engenharia de Segurança do Trabalho no Estado de Mato Grosso.
 
(Em 27/07/2010 – Marly C Vasconcellos – Chefe do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTE/MT, atuando há 27 anos na área).