amaest.2018@gmail.com 65 3621-6110

Presidente do Crea-MT participa da abertura do seminário: Geração de Energia Fotovoltaica

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheiro civil Juares Samaniego prestigiou a abertura do Seminário virtual: Geração de Energia Fotovoltaica nos dias 15 e 16 de julho pelo Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso (Senge-MT). Juares falou sobre o papel institucional do Crea-MT em prol das entidades de Classe e dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências de Mato Grosso.
Juares destacou ainda sobre o texto aprovado na Câmara dos Deputados revoga a Lei 4950-A/66, a qual estabelece o Salário Mínimo Profissional (SMP) de engenheiros, arquitetos, agrônomos, veterinários e químicos. Na ocasião, também debateu a revogação da Lei 4.950-A, a manutenção do texto do art. 37 da referida MP, que coloca em risco toda a sociedade ao dispensar a Anotação de Responsabilidade Técnica para projetos de instalações elétricas de até 140 KVAs, permitindo que obras/serviços dessa natureza sejam realizadas por pessoas não qualificadas (leigos).
O presidente do Senge-MT, engenheiro civil, Luiz Benedito de Lima Neto parabenizou o presidente Juares Samaniego pelo apoio e explanou sobre a parceria do Crea-MT em eventos de grande amplitude aos profissionais sindicalizados e do Sistema Confea/Crea. E que o encontro é uma forma de fortalecer a Engenharia do Estado.
Já o coordenador do evento e membro do Senge, engenheiro químico, Noé Rafael da Silva, afirma que o encontro é de grande importância para a classe do Sistema, por colocar o fundamento da produção da energia fotovoltaica. A expectativa que a próxima etapa do curso seja voltada aos projetos.
O evento foi ministrado pelo engenheiro eletricista e analista técnico do Sebrae-MT, Rhauan Romagnolli Dias. No primeiro dia o palestrante falou dos conhecimentos gerais sobre energia Solar: Brasil e Mundo, bem como os conceitos fundamentais da energia solar fotovoltaica. Noções de geometria solar, irradiância e insolação. “Também mostramos a Análise de mapas e bancos de dados solarimétricos. Funcionamento das células e módulos fotovoltaicos e suas características técnicas”, explicou Rhauan Romagnolli.
Já no segundo dia destacou os tipos de instalações e condições favoráveis, componentes dos sistemas fotovoltaicos autônomos (off-grid): painéis solares, controladores de carga, baterias, inversores. Componentes dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie): painéis solares, inversores e dispositivos de proteção. “Componentes dos sistemas fotovoltaicos híbridos: painéis solares, inversores e dispositivos de proteção. Cálculo da energia produzida e análise da viabilidade econômica de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede elétrica. Legislação e Taxação da Geração Distribuída”, explanou o engenheiro eletricista.
Na oportunidade, expões a Resolução 482 e 687 da ANEEL; Projeto de Lei; Alteração da Resolução e Novos Caminhos.
Cristina Cavaleiro/Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR), Fotos: Rennan Kawahara